É a energia liberada quando ocorre a fissão dos átomos. Num reator nuclear ocorre em uma seqüência multiplicadora conhecida como "reação em cadeia".
Energia de um sistema derivada de forças coesivas que contêm protons e neutrons juntos como o núcleo atômico.
É a quebra, a divisão do átomo, tendo por matéria prima minerais altamente radioativos, como o urânio
Os prótons têm a tendência de se repelirem, porque têm a mesma carga (positiva). Como eles estão juntos no núcleo, comprova-se a realização de um trabalho para manter essa estrutura, implicando, em conseqüência, na existência de energia no núcleo dos átomos com mais de uma partícula. A energia que mantém os prótons e nêutrons juntos no núcleo é a Energia Nuclear.
Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de, através de reações nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princípio que nas reações nucleares ocorre uma transformação de massa em energia. A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento podendo transformar-se em outro ou outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos; em outros deve-se provocar a reação mediante técnicas de bombardeamento de neutrons ou outras.
A energia que o núcleo do átomo possui, mantendo prótons e nêutrons juntos, denomina-se energia nuclear. Quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio-235, dividindo-o com emissão de 2 a 3 nêutrons, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Este processo é denominado fissão nuclear.
Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.
ResponderExcluirA energia nuclear provém da fissão nuclear do urânio, do plutônio ou do tório ou da fusão nuclear do hidrogênio. É energia liberada dos núcleos atômicos, quando os mesmos são levados por processos artificiais, a condições instáveis.
Todos os materiais são formados por um número limitado de átomos, que, por sua vez, são caracterizados pela carga elétrica de seu núcleo e simbolizados pela letra Z. Em física, a descrição adequada do átomo para a compreensão de um determinado fenômeno depende do contexto considerado. Para os objetivos deste artigo, restritos às aplicações da energia nuclear, podemos considerar o núcleo como composto de prótons, com carga elétrica positiva, e nêutrons, sem carga. Ambos são denominados genericamente núcleons. A letra Z que caracteriza cada um dos átomos, naturais ou artificiais, representa o número de prótons no núcleo.
A maior parte da massa do átomo está concentrada em seu núcleo, que é muito pequeno (10-12 cm a 10-13 cm). Prótons e nêutrons têm massa aproximadamente igual, da ordem de 1,67 x 10-24 gramas, e são caracterizados por parâmetros específicos (números quânticos) definidos pela mecânica quântica, teoria que lida com os fenômenos na escala atômica e molecular.
ResponderExcluirOs prótons, por terem a mesma carga, se repelem fortemente devido à força eletrostática. Isso tenderia a fazer com que essas partículas se afastassem umas das outras, o que inviabilizaria o modelo. Mas, como os núcleos existem, podemos concluir que deve existir uma força de natureza diferente da força eletromagnética ou da força gravitacional – e muito mais intensa que estas – que mantém os núcleos coesos.
Quanto maior a energia de ligação média (soma de todos os valores das energias de ligação dividida pelo número de partículas), maior a força de coesão do núcleo. Este artigo irá tratar da energia nuclear, que está relacionada a essa força, bem como de seus usos na sociedade.
Aspectos Negativos da Energia Nuclear:
ResponderExcluir- Os Custos de Construção e Operação das usinas São Muito Altos;
- Possibilidade de Construção de Armas Nucleares;
- Destinação do Lixo Atômico;
- Acidentes resultam in Que liberação de material radioativo;
- O Plutónio 239 lev ter parágrafo 24,000 Anos SUA radioatividade reduzida à Metade, e Cerca de 50,000 Anos par tornar-se inócuo.
Aluna: Camila dos Santos Santana.
Série: 8 ª A.
EU NAO SABIA QUE A ENERGIA ERA TAO INPORTANTE PARA NOS MAIS INPORTANTE DO QUE EU IMAGINAVA GOSTEI DO BLOG
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito interessante a complexidade dessa forma de energia, como algo tão minúsculo como átomos poderiam gerar energia. E interessante que a energia nuclear não polui a camada do ozônio, e já é usada por alguns países rícos, em função da preservação da camada de ozônio, mas por exigir tecnologia de ponta, é muito caro, apenas os países desenvolvidos tem.
ResponderExcluirMiito legal não sabia que existiam tanto tipos de energias e essas enegrias podem nos ajudar
ResponderExcluircomo a energia de combustivel
interessante!!
Nossa!!! Adorei o blog , me ajudou a fazer um trabalho de Ciências!!! Curti muito esse blog...Tenho um blog de maquiagem ,ele se chama: Maquiada e enfeitada...torna membro do meu blog , do mesmo jeito que eu te ajudei.
ResponderExcluir