Bem-Vindos ao nosso Adoravel blog!


domingo, 24 de outubro de 2010

Energia de Combustivel

Os combustíveis fósseis são resultado de um processo de decomposição das plantas e dos animais.
As plantas armazenam a energia recebida do sol transformando-a no seu próprio alimento. A este processo chama-se fotossíntese. Por sua vez, os animais comem as plantas para adquirirem energia. Finalmente, as pessoas comem os animais e as plantas para obter a energia necessária para trabalhar.
Quando as plantas, dinossauros e outras criaturas morreram, a terra decompôs os seus corpos enterrados, camada por camada, debaixo da terra. São necessários dois milhões de anos para que estas camadas de matéria orgânica se transformem em pedra preta e dura a que chamamos o carvão, num líquido negro: o petróleo, ou ainda no gás natural.
Os combustíveis fósseis podem ser encontrados debaixo da terra em muitos locais do nosso planeta. Portugal não é um desses locais (não é um país rico em combustíveis fósseis).
Cada um dos combustíveis fósseis é extraído de diferente maneira. O carvão retira-se de minas profundas através da escavação.
As companhias petrolíferas extraem o petróleo escavando poços muito fundos. O petróleo é então bombeado e trazido para a superfície terrestre (tal como o furo de água existente em algumas das casas campestres). Normalmente são transportados em tanques e barcos próprios até chegar á maioria dos países do mundo (é o que acontece em Portugal, pois quase todo o petróleo é exportado). O petróleo tem de ser transformado ou refinado noutros produtos antes de ser usado.

9 comentários:

  1. - Os combustiveis Fósseis são os mais ultilizados.

    Os combustíveis são materiais capazes de liberar energia quando ocorre uma mudança em suas estruturas químicas. Possuem energia acumulada e podem queimar com certa facilidade. São usados, principalmente, para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais, etc. Alguns combustíveis são utilizados também para gerar energia elétrica.

    Os combustíveis fósseis

    São muito utilizados na atualidade. Podemos citar como exemplos: gasolina, querosene, diesel, gás natural e carvão mineral. Exceto o gás natural, os outros combustíveis fósseis costumam gerar altas quantidades de poluentes que prejudicam a qualidade do ar e contribuem para o fenômeno do efeito estufa.

    Hidrogênio

    As células de hidrogênio vem sendo testadas como combustível, principalmente, pela indústria automobilística. Em grande quantidade na atmosfera, pode se tornar uma excelente opção, pois sua queima não gera gases poluentes.

    Álcool (Etanol)

    Utilizado como combustível nos automóveis brasileiros há mais de 20 anos, o álcool é pouco poluente e sua fonte de energia (cana-de-açúcar) é renovável. Alguns países já estão adicionando o etanol à gasolina como forma de diminuir a emissão de poluentes e o efeito estufa. É uma medida importante para combater o processo de aquecimento global, que vem ocorrendo nas últimas décadas.

    Aluna : Camila Santana dos Santos.
    Série : 8ª A.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do texto que Camila postou sobre os combustíveis fósseis onde pude aprender que ele é usado principalmente para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais,com isso pude aprender tabm , que eles são os combustíveis mais utilizados.Esses combustíveis são a gasolina, querosene, diesel, gás natural e carvão mineral,onde a maioria deles costumam liberar altas quantidades de poluentes que prejudicam a qualidade do ar e contribuem para o fenômeno do efeito estufa.

    ResponderExcluir
  3. o aprendi ki os combustiveis fosseis são usados,para movimentar um moveu exemplo avião,maquina e industrias e etc.

    ResponderExcluir
  4. Eu aprendir que o combustiveis serve para movimenta automeveis, e a postagens de Camila esta bem interessantes que o combustiveis são materiais capazes de liberar energia quando ocorre uma mudança em suas estruturas químicas. Possuem energia acumulada e podem queimar com certa facilidade.
    Parabéns


    Lais Sousa

    ResponderExcluir
  5. Parabéns , nest blog descobri que os combustíveis fósseis são originados das plantas e dos animais pois as plantas recebem energia solar e transformam no seu próprio alimento este processo chama-se fotossíntese.

    ResponderExcluir
  6. Aprendi agora que o que nos deixa no chão é a enrgia gravitacional !!!
    Legal

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. descobri que os combustiveis fosseis são os mais utilizados para gerar energia e movimentar automoveis e que os combustiveis fosseis são originados das plantas e dos animais

    Larissa Rocha

    ResponderExcluir
  9. Bem legal o blog gostei!
    Nele pude entender melhor sobre os combustíveis fosseis que são capazes de mover automóveis e são gerados ou melhor originados das plantas e dos animais!

    ResponderExcluir